quarta-feira, maio 20, 2009

S.C. Santar: Balanço


Concluída que está a época desportiva é necessário fazer o balanço e infelizmente não foi nada positivo, uma vez que o objectivo a que nos propusemos não foi alcançado, descendo assim o clube de divisão.

Seria previsivelmente uma época muito complicada, mas acabou por ser ainda mais por alguns problemas que não eram habituais e que condicionaram fortemente a época. Terminado que está o campeonato podemos dividi-lo em três fases:
- 1ª fase: Início surpreendente
- 2ª fase: travessia do deserto
- 3ª fase: melhor desempenho, mas tarde para evitar a descida

O Início surpreendente que tivemos, acabou por levar a algum facilitismo por parte da equipa técnica e jogadores e induziu em erro os nossos adeptos, que não percebiam qual era a realidade do clube. Obviamente que o facilitismo aliado a outros factores que surgiram nos trouxeram dissabores. Atravessámos uma fase muito má, em que a equipa revelou falta de confiança, em que os resultados não surgiam e nem mesmo o fim do facilitismo trouxe melhorias a curto prazo. Após a derrota em casa com o Molelos ficámos quase condenados à descida e quando seria expectável que o campeonato se tornasse num verdadeiro inferno, pela situação em que estávamos, pela saída de alguns jogadores, acabámos por fazer talvez o nosso melhor jogo. Em Moimenta da Beira muito limitados lá conseguimos um pontinho e ganhámos um grupo, o que acabou por ajudar a melhorar o nosso desempenho nos jogos seguintes, pois quem ficou no Santar empenhou-se a 100%, esqueceu outros assuntos e totalmente concentrados no futebol acabou por mostrar valor. Infelizmente acordámos demasiado tarde e a descida de divisão foi uma inevitabilidade. O factor mais positivo acaba por ser o facto de este ano terem sido utilizados 7 jogadores da freguesia(3 de Santar + 4 de Casal Sancho) e terem sido pela primeira vez utilizados nos seniores jogadores das camadas jovens.

Olhando para trás ficamos com a ideia que seria possível conseguir o nosso objectivo, pois tínhamos qualidade para isso e fica assim um enorme amargo de boca. A culpa acaba por ser nossa, mas ainda assim não posso deixar de estar satisfeito com o meu trabalho, pois acho que tudo fiz para conseguir a manutenção. Como digo a culpa é nossa, de todos que fizeram parte do grupo.

O que vou falar a seguir talvez nada tenha influenciado o nosso destino, mas ainda assim não podia deixar de o referir. É uma pena que a maioria dos nossos adeptos não nos tenha apoiado, antes pelo contrário, apenas vão aos jogos para deitar abaixo. Há jogadores que mal tocam na bola e são logo mal tratados. Apoio? Pois, só quando corre bem, ou seja quando não necessitamos. Alguns então…minha nossa…nem vale a pena falar.

Sei que esta descida de divisão deixou muita gentinha e Santar satisfeita e por aqui está tudo dito.

Para terminar tenho que elogiar todos aqueles que terminaram a época no clube:
João, Flávio, Neves, João Lopes, Luís, Carlos, Luís Miguel, David, Xinoca, Moela, Coelho, Vítor Hugo, Cesário, André, Filipe, Dani, Luís Paulo e aos juniores Fradique e Gonçalo

Mostraram que são Homens com “H” grande e deixaram tudo em campo, por vezes até aquilo que já não tinham. Foi um prazer.

Sem comentários: