sexta-feira, maio 08, 2009

A hipocrisia


Podemos dizer que uma qualquer comunidade é o reflexo do país, ou se calhar o país é o reflexo de uma qualquer comunidade. Sinceramente não sei qual será a correcta, porventura até as duas. Talvez por isso nunca se vá a lado algum. Todos somos capazes de falar. Todos falamos, mas ficamo-nos por aí e não damos o próximo passo. Porquê? É mais fácil estar do lado oposto da "barricada", só falando e não fazendo nada. Também por aí, devo por vezes penitenciar-me. O mais surpreendente é "ouvir falar" pessoas sobre determinados assuntos. Usam discursos bem elaborados, contudo repletos de hipocrisia. Falam de assuntos, sobre os quais podem até intervir, e quando o fazem, esquecem-se de defender quem deveriam. Na sua hipocrisia são depois capazes de falar desses assuntos, fazendo passar-se por interessados, por preocupados, pura hipocrisia, pois tiveram oportunidade de o fazer, mas revelaram o oposto. Mais surpreendente ainda é falarem de coisas que tinham obrigação de alterar pela posição que ocupam ou ocuparam e não o fazem ou fizeram. Depois criticam as coisas que pertencem "ao seu mundo", esquecendo-se que eles próprios fazem parte dessas mesmas situações. Criticam nos outros as suas próprias características.
Cuspir no prato que já se comeu também é muito comum. É engraçado ver que alguns que estão "fora" tenham opiniões diferentes de quando estavam "dentro". Será uma questão de saciedade?
Há também aqueles(alguns até são os mesmos) que criticam a falta de algo, mas que quando esse algo existe, criticam o propósito do mesmo. Que raio!!!
Preocupam-se financeiramente com algumas coisas, mas esquecem totalmente o lado financeiro daquilo que fazem parte. Esse, sim algo que deveria ser discutido e corrigido, pois esse aspecto financeiro é que não acarreta beneficio algum a qualquer população. Mas esse não os preocupa. Apenas se preocupam com os dos outros, pois segundo eles apenas traz benefício a uma pequena porção da população. Deve ser uma questão de princípios, ainda que muito estranhos!!!

"Um mérito se deve reconhecer na hipocrisia: aprendeu a falar com sinceridade", Emanuel Wertheimer

Sem comentários: