quinta-feira, agosto 12, 2010

Senhor Ministro vá para o lume

Já não chegava o Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, abrir a boca para não dizer nada, agora foi a vez do Ministro da Agricultura, António Serrano, vir dizer que o Estado pode vir a tomar conta de terras abandonadas. Anda tudo doido, não dizem nada de jeito. Como vai o estado tomar conta das terras abandonadas, se aquelas que estão à sua responsabilidade estão literalmente ao abandono? Como?
Deveriam era obrigar a Protecção Civil(ou quem de direito) a fiscalizar e a multar quem não limpa as suas propriedades. O problema é que depois o Estado também era multado. Em vez disso preferem dar grandes jeeps à Protecção Civil enquanto os bombeiros andam com ferro velho.
Pena, tenho das pessoas que perderam o seu tempo a cumprir a sua obrigação de limpar o que era seu, mas ainda assim perderem tudo, porque os vizinhos não se deram ao trabalho de limpar nada e porque tem tinha ou tem a obrigação de fiscalizar não o fez.
Neste País, são só pirómanos. São aqueles que iniciam os fogos. São aqueles que não limpam. São os javardos que deitam lixo e mais lixo para as bermas das estradas e para o meio das florestas e são acima de tudo aqueles que têm o poder e não fazem nada. O que fazem é aparecer na TV, junto dos incêndios, a dizer baboseiras e a colocar em liberdade os incendiários.
Para o ano há mais, e assim será no seguinte e nos próximos.
Acho que quando eu for velhinho(se lá chegar) vamos estar finalmente livres da maldição dos fogos, mas não porque a prevenção(o fundamental, e quase ninguém fala) melhorou, mas simplesmente porque não haverá mais para arder.

Sem comentários: