quarta-feira, junho 14, 2006

Mundial - 1ª Jornada

Após a 1ª jornada posso dizer que este Mundial está a ser uma decepção no que à qualidade dos jogos diz respeito.

Confirmações/Surpresas:
Alemanha:
Contrariamente ao habitual apresenta um futebol assumidamente ofensivo. A grande lacuna da equipa está no sector defensivo(exceptuando Lahm). Os centrais são muito lentos e o problema é que os do banco não são mais rápidos.
Argentina: Neste primeiro jogo foi uma equipa mais cínica que aproveitou bem as oportunidades, limitando-se depois a controlar o jogo. A entrada de Messi na equipa vai torná-la ainda mais forte. Claro candidato à conquista do troféu.
Costa do Marfim: Os Elefantes pagaram a inexperiência. Jogou bom futebol e em grande parte do jogo deixou entender que não está cá de passeio. Yaya Touré(atenção a este jogador) e Zokora mostraram uma vez mais que são grandes jogadores. A inclusão de Aruna Dindane na equipa torná-la-á mais forte. Vai lutar pelo apuramento. Quem nunca tinha visto jogar deve ter ficado surpreendido.
R. Checa: Cada vez melhor, os Checos venceram sem dificuldades. Fizeram um grande jogo com destaque para as exibições de Rosicky, Grygera e Nedved. Foram 3-0 mas poderiam ter sido mais.
Itália: Bom jogo. Mantém a habitual qualidade defessiva e depois depende da criatividade de Pirlo e Totti ajudados pelo jovem De Rossi. No ataque Luca Toni foi sempre uma ameaça à baliza contrária.
Austrália: Fiquei encantado. Apresentou um futebol ofensivo e atractivo e conseguiu reagir muito bem à desvantagem. Quando Tim Cahill e Harry Kewell estiverem a 100% cuidado com os Soceeroos. O Brasil que se cuide.
Espanha: Não esperava tanto do nosso vizinho. Não existem dúvidas da valia das suas individualidades, mas a verdade é que o colectivo funcionou muito bem. Xabi Alonso é fundamental e a dupla de ataque(Villa/Torres)vai fazer estragos.

Nem lá vou nem faço nada:
Inglaterra:
Que jogo decepcionante. Depois de estar a ganhar limitou-se a controlar o jogo. Não é por esta razão que tanto gosto da Inglaterra.
Portugal: Marcou cedo e depois foi dormir a sesta. Foi um péssimo jogo, pois Portugal não demonstrou vontade de fazer o 2-0. Angola que é das selecções mais fracas aproveitou para fazer um jogo razoável. Bom jogo de Figo, mas também perante defesas que parecem ter 90 anos não será muito difícil.

Desilusões:
Polónia: Perder com o Equador é mau demais. Os Equatorianos quase só pontuam em casa e devido à altitude. Os Polacos pareciam estar com a cabeça noutro lugar.
Suécia: 0-0 com Trinidad e Tobago diz tudo.
Ucrânia: Jogo miserável da equipa de Sheva frente à Espanha. Espero que tenha sido apenas um dia mau.
Brasil: Os Brasileiros foram a equipa felizarda da jornada. Considerados por todos como super favoritos, não o demonstram contra a Croácia. A selecção dos Balcãs foi melhor e apenas pecou na finalização. Valeu ao Brasil o momento de génio de Kaka.

Melhor jogo: Austrália – Japão
Pior jogo: É só escolher, eles são tantos.
Melhor jogador da 1ª jornada: Tomas Rosicky
Melhores adeptos: Croácia
Adeptas mais bonitas: Suécia e daqui não saem enquanto estiverem no Mundial.

Sem comentários: