terça-feira, novembro 14, 2006

Ambiente

As notícias que nos remetem para os problemas ambientais têm surgido em catadupa, mas nem assim as consciências se alteram. Desta vez a notícia é relacionada com as aves e claro com os ecossistemas.
Se as coisas não se alterarem poderão desaparecer 38% de espécies de aves na Europa e 72% no norte da Austrália. Os efeitos climáticos já afectam grandemente as aves. Nalgumas espécies existe mesmo uma incapacidade total de reprodução. Continuamos a receber notícias alarmantes e pouco ou nada fazemos (também me tenho que penitenciar), ficando à espera que algo mude como que por milagre. Ficamos admirados com o estado do tempo que temos e depois ficamos a lamentar os danos. Ou os governos e cada um de nós muda ou mais cedo do que pensamos imagens como a de baixo vão passar a ser uma mera lembrança.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/

terça-feira, novembro 07, 2006

Pena de Morte

Nunca compreendi a pena de morte, pois não entendo que direito uma pessoa tem para tirar a vida a outra. Como nota prévia tenho que dizer que não nutro qualquer sentimento de admiração por Saddam Hussein. Este tirano(um entre muitos ) foi condenado à morte por enforcamento. A sentença foi proferida por um juiz Iraquiano no passado dia 5 de Novembro. Obviamente que para Saddam morrer enforcado alguém o terá que “ajudar” e assim sendo essa ou essas pessoas estão a matar um ser humano. Será que vão depois ser julgadas por homicídio e consequentemente punidos com pena de morte? E os outros que os vão “ajudar” a morrer? Não entendo, por mais que tente. Um crime é um crime nem que seja decretado por um tribunal. Imaginem que todos vamos começar a ser vingativos e começar a fazer mal a quem nos fez mal!!! Parece que isso se tornaria num processo vicioso sem fim.
Passo a citar um excerto da música “Listen” dos (Hed)pe que resume muito bem aquilo que penso sobre a pena de morte.

“I know you wanna take an eye for an eye but pretty soon the whole world will be blind
Hey, Hey, Hey, come on”