sexta-feira, agosto 26, 2005

Rage Against The Machine


Rage Against The Machine eram uma banda de Funk, formada em em 1990, em Orange County, Califórnia. Os membros da banda eram:
Zack de La Rocha – vocalista
Tom Morello – guitarra
Brad Wilk – bateria
Tim Commerford – baixo


Influenciados pelo nu metal, eram conhecidos pelas suas ideias de esquerda radical, facilmente demonstradas nas suas músicas, entrevistas e protestos políticos. Os Rage lutaram pela libertação do condenado à morte, Múmia Abu-Jamal, e por Leonard Peltier, um índio condenado a prisão perpétua. Através das suas músicas foram apoiantes Exército Zapatista.

História
Os fundadores da banda foram Zack de la Rocha e o guitarrista Tom Morello. O nome da banda foi retirado nome da música “Rage Against The Machine”, do anterior grupo de Zack, os “Inside Out”..
Pouco tempo depois da formação, gravaram 12 músicas e distribuíram cassetes pelas editoras discográficas. Muitas editoras mostraram interesse, mas acabaram por assinar contrato com a “Epic Records”. O primeiro cd “Rage Against The Machine” foi lançado em 1992
Em 1993, em Filadélfia, apareceram nus e com as letras “PMRC” escritas nos instrumentos e amplificadores for forma de protesto contra a censura e contra o Parents Music Resource Center(qualquer coisa como o actual Parental advisor). Em 1996 lançaram “Evil Empire” e em 1999


“The Battle of Los Angeles” Neste mesmo ano, a música “Wake up” foi usado no filme “ Matrix”, enquanto que “Calm Like a Bomb” foi usado na sequela do mesmo filme.
Em 2000 lançaram “Renegades Pelo meio lançaram um cd ao vivo, chamado “Live and Rare”. Em 2003 lançaram o seu segundo cd ao vivo “Live at the Grand Olympic Auditorium””.. Este cd retrata o último concerto dado pela banda. Os Rage lançaram ainda três DVD. Rage Against the Machine(1997), The Battle of México City(2001) e Live at the Grand Olympic Auditorium(2003).

Entre o lançamento de “The Battle of Los Angeles” e “Renegades” Zack de la Rocha abandonou o grupo afirmando que os objectivos do grupo estavam a falhar completamente, pois já não correspondia à aspirações dos elementos do grupo, o que estava a minar a ideia artística e politica previamente estabelecida. Afirmou ainda que estava orgulhoso do trabalho realizado pelos Rage quer a nível musical quer a nível activista.

Um dos momentos mais marcantes dos Rage Against the Machine aconteceu durante a filmagem do vídeoclip “Sleep now in the fire”, em 26 de Janeiro de 2000. O vídeo dirigido por Michael Moore foi gravado à entrada da Bolsa de valores de New York, em pleno Wall Street. A banda causou um verdadeiro pandemónio, obrigando a Bolsa de New York a fechar uma hora antes. Os elementos da banda acabaram por ser presos .


Com a saída de Zack procurou-se encontrar um novo vocalista para os Rage, mas felizmente, na minha opinião, optou-se pela criação de uma nova banda, os Audioslave. Assim, Morello, Brad Wilk e Tim Commerford têm a companhia de Chris Cornell nos Audioslave.

Zach de La Rocha trabalha agora sozinho, numa área próxima do hip-hop, lançando entre outras músicas a fabulosa “March of Death” contra a guerra do Iraque.

1 comentário:

Bao disse...

Por falar em Punk e nos Bad Religion, fica a saber que o o Zack foi muito influencido por eles. Bad Religion era mesmo um dos grupos preferidos dele. mas um dia destes coloco ai uma cena sobre o Zack.